A Carteira de Trabalho e Previdência Social é um dos únicos documentos vigentes até hoje no Brasil que asseguram todas as informações sobre a contribuição do trabalhador, ou seja, quanto trabalhou, em quais cargos, para quem, quanto ganhou, etc... (em geral, os pais têm carteira de trabalho, vale a pena dar uma olhada para entender bem!) O documento foi criado em 21 de março de 1932, durante o governo de Getúlio Vargas, e regulamentado em 29 de outubro do mesmo ano. Em suma, a Carteira assegura alguns benefícios ao trabalhador, mediante contribuição. Como exemplo pode-se citar a aposentadoria, período em que o tempo de contribuição do indivíduo já expirou. Baseando-se no tempo que se trabalhou e no sexo do contribuinte calcula-se o valor a ser recebido mensalmente durante a aposentadoria. A Carteira de Trabalho é uma grande conquista dos trabalhadores em geral. Ela assegura também o Seguro Desemprego, ajuda financeira durante o período ocioso em que o trabalhador não consegue uma vaga no mercado de trabalho. A Carteira é um direito de todo e qualquer trabalhador brasileiro e também um dever de todos que desejam regulamentar e oficializar o trabalho, para, depois, poder receber sua remuneração por isso.
Fontes:
www.wikipedia.org
www.mte.gov.br
João Pedro Sacco, N 17, 7a D
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