Glossário Virtual

“Ao estudarmos questões ligadas à produção agrícola e agrária do campo, percebemos que os transgênicos, assim como a atual estrutura fundiária brasileira são assuntos ainda bastante polêmicos e, estão cada vez mais presentes, nos debates sobre a modernização agrícola e a urbanização brasileira”.
Caro, aluno já foi possível perceber que temos dificuldades para entender o que o parágrafo acima está dizendo, não é mesmo?
Para que você e os demais colegas possam discutir sobre as questões temáticas deste período, será necessário o domínio de expressões, conceitos, ou verbetes, específicos a essas temáticas.
Portanto, daremos início ao Glossário Virtual com objetivo de que todos possam compreender o que estamos falando e avançar nas discussões propostas em sala.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

REMÉDIOS INDUSTRIALIZADOS

Os avanços tecnológicos e a pesquisa médica permitiram o desenvolvimento de inúmeros. A tendência é fabricar remédios de aplicação cada vez mais específica, principalmente em função da resistência das bactérias e vírus e do risco de dependência. Os medicamentos industrializados e genéricos possuem quantidade e dosagem pré estabelecidas para a produção industrial em larga escala.

Os medicamentos de uso mais difundido e que são mais fabricados e consumidos, pertencem a três grupos principais:

Antibióticos
Agem sobre bactérias. A palavra quer dizer "antivida". Hoje existem mais de 200 tipos de antibióticos, desenvolvidos em função da resistência adquirida pelos diferentes tipos de bactérias. Um dos maiores desafios da medicina é desenvolver técnicas para impedir a proliferação das bactérias resistentes.

Antiinflamatórios
A cortisona, desenvolvida na década de 50, permite grande alívio ao reumatismo e outras inflamações. Hoje existem os antiinflamatórios não esteróides, que produzem menos efeitos colaterais e têm ação mais ampla. O atual desafio é fazer com que este tipo de medicamento seja menos agressivo ao estômago.

Psicotrópicos
Medicamentos que agem sobre o psiquismo. Agrupam quatro categorias: tranqüilizantes (diminuem a ansiedade e a tensão nervosa), antidepressivos (evitam ou atenuam a depressão), neurolépticos (produzem estado de indiferença psicomotora e suprimem surtos psicóticos) e soníferos (provocam sono). Todos têm propriedades diferentes e podem causar dependência.

Texto adaptado pela aluna Elisa Mello
Fontes:
www.grupoescolar.com/.../umpouco_sobre_amedicina_moderna.html
www.farmaciaeficacia.com.br/perguntasfrequentes.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário